terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Série Grandes Bibliotecári@s


Benjamin Franklin (1706-1790)


Quando pensamos em Benjamin Franklin, sempre o associamos às pesquisas sobre eletricidade, lembrando principalmente da experiência perigosa de fazer voar uma pipa durante uma tempestade, em 1 de outubro de 1752. Foi Franklin também quem identificou as cargas positiva e negativa e demonstrou que os raios são um fenômeno de natureza elétrica.
É possível facilmente associar Benjamin à Declaração de Independência e à Constituição dos Estados Unidos, mas serão poucos os que irão associá-lo à história das bibliotecas.
Em 1731, Benjamin Franklin e outros membros da Junto (uma sociedade filosófica) reuniram recursos financeiros e adquiriam uma porção de livros que se tornariam acessíveis à todos os membros da sociedade. Estava fundada a Library Company of Philadelphia, considerada a primeira biblioteca "pública" da Filadélfia. Em 1741 a biblioteca já incluía obras de história, geografia, poesia e ciência. O sucesso deste empreendimento encorajou a abertura de bibliotecas em outras cidades americanas e durante um curto período de tempo, Benjamin também foi bibliotecário nesta instituição.

Fontes
LOW, Kathleen. Casanova was a librarian: a light-hearted look at the profession. EUA: McFarland & Company, 2007. p. 4-5.
WIKIPEDIA. Benjamin Franklin.  28 nov. 2012. Disponível em: .  Acesso em: 18 dez. 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário